Quem espalha ódio se apresenta como vítima. E chama de censura a reação ao próprio preconceito.
O tabu da crítica é a alegação de que um suposto poder judaico controlaria a mídia, a política e as instituições para silenciar qualquer crítica aos judeus. É também uma das formas mais antigas de misturar liberdade de expressão e antissemitismo: o preconceito se apresenta como coragem, e a rejeição social a ele vira “prova” de uma censura secreta.
Em 1892, na França, Édouard Drumont fundou o jornal antissemita La Libre Parole, “A Palavra Livre”. O nome já vendia o preconceito como libertação.
Nos Estados Unidos, Henry Ford dizia que quem tratasse da “questão judaica” em público seria acusado de antissemita. As críticas aos seus próprios artigos viravam prova de um bloqueio. A propaganda nazista repetiu a fórmula: Joseph Goebbels falava em “uma conspiração mundial para influenciar a opinião pública” e apresentava o regime como o único com coragem de romper o silêncio.
No Brasil, Gustavo Barroso, da Academia Brasileira de Letras, difundiu Os Protocolos dos Sábios do Sião, uma falsificação na qual uma censura judaica controlaria todas as notícias.
Depois de 1945, leis contra o discurso de ódio passaram a ser chamadas de censura. Na Alemanha, a expressão “clava de Auschwitz” sugeria que a memória do Holocausto seria usada para calar críticas. Em 1986, Kurt Waldheim afirmou ao Le Monde que “a imprensa internacional é dominada pelo Congresso Judaico Mundial”. Nos anos 1980, negacionistas como David Irving e Robert Faurisson recuaram para o terreno da liberdade de expressão quando suas teses foram contestadas.
Hoje, o tropo aparece no discurso contra o “politicamente correto” e a “cultura do cancelamento”, e também no antissionismo. Em todos os casos, a denúncia de antissemitismo é tratada como invenção de má-fé, feita para calar opositores. O sociólogo David Hirsh chama isso de “Formulação Livingstone”. Em vez de investigar a queixa, desqualifica-se quem denuncia.
Como identificar na prática
- Repete frases como “já não se pode dizer nada” e apresenta o discurso hostil como verdade proibida.
- Trata a rejeição social ao preconceito como prova de um “superpoder” judaico que controlaria mídia, universidades, tribunais e governos.
- Descreve toda denúncia de antissemitismo como manobra cínica para calar críticos, como se o preconceito nunca fosse real.
- Liga o “tabu” a teorias conspiratórias mais amplas, como a de que judeus teriam criado o “politicamente correto” para controlar o espaço público.
A linha está no conteúdo, não no tema. Debater, discordar e criticar pessoas, instituições ou governos, inclusive o de Israel, faz parte da vida democrática. Vira tropo quando a acusação de antissemitismo é tratada como invenção de má-fé, ou quando a suposta censura é atribuída a uma “mão oculta” judaica que controlaria governos e a mídia. A zona cinzenta aparece quando o discurso fala só em “censura” e “liberdade de expressão”, sem mencionar judeus, mas mantém a mesma lógica.
Explore o tropo completo
O tabu da crítica é o capítulo 21 do Atlas Decodificando o Antissemitismo, da CONIB. Todos os 39 tropos, com fontes e referências, estão na plataforma: combateaoantissemitismo.org.br
Videoaula produzida com inteligência artificial a partir do conteúdo do Atlas Decodificando o Antissemitismo, com curadoria, revisão e supervisão humana da CONIB.




